O que é linguística? Clique aqui para responder.

 Assista ao vídeo abaixo para responder a pergunta que segue: o que é linguística? 1- seja objetivo. 2- utilize a norma padrão da língua. 3- escreva no campo comentários. É necessário fazer login com sua conta  do gmail. 4- você tem até o dia 23 de março para responder 5- você também pode complementar uma resposta dada por algum colega.






Comentários

  1. A linguística é o estudo cientifico das linguagens humanas, é uma ciência que estuda a língua de acordo com um contexto geral, como algo que é coletivo e social, não somente pessoal. Saussure, ao começar com seus estudos aponta que a linguística se divide em algumas dicotomias, sendo a primeira delas: língua (langue) e fala (parole). A língua, sendo o objeto concreto de estudo da linguística, é um conjunto de valores que já está inserido na mente humana como produto social, já a fala é algo individual, é pessoal, mesmo falando a mesma língua, as pessoas têm sua fala diferente umas das outras. E vale frisar também que a linguística não é uma ciência isolada, sendo associada a outros campos do conhecimento como a psicolinguística (estuda a conexão entre língua e pensamento), a linguística aplicada (estuda o aperfeiçoamento da comunicação humana) e a sociolinguística (estuda os fatos linguísticos e seu relacionamento com os fatos sociais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível dizer que a linguística está dividida em dicotomias, mas é possível dizer que o pensamento de Saussure é constituído a partir do pensar as dicotomias. Reveja o conceito de língua para Saussure. Consulte o livro "curso de linguística geral"que disponibilizei no edmodo. A psicolinguística, a linguística aplicada são ramificações da linguística e não novos campos do conhecimento, essas ramificações estão em estreita ligação com os ramos da linguística, que são: fonologia, morfologia, sintaxe, fonética, semântica, pragmática, lexicografia e lexicologia. Mas não se preocupe, no decorrer do curso essas questões ficarão mais claras para você. Estamos ainda construindo o conhecimento.

      Excluir
  2. A linguística foi formada como a ciência que estuda os fatos da linguagem, iniciada por Saussure. O objeto principal da linguística é a língua. Ferdinand Saussure, linguista suiço que contribuiu para o caráter autônomo desta ciência.
    Curso de linguística Geral livro no qual Saussure apresenta alguns conceitos que serviram para o desenvolvimento da linguística moderna. As dicotomias : Língua X Fala – A língua é criada como um conjunto de valores que se opõem uns aos outros e esta inserida na mente humana; A fala é um ato individual que pertence a cada pessoa que a utiliza. Significante X Significado- O signo linguístico é como duas faces de uma mesma moeda, significado relativo aos conceitos, imagem acústica, já o significante definido pela realização material de um determinado conceito, por meio de fonemas e letras. Sintagma X Paradigma- O sintagma é como uma sequencia de fonemas que desenvolve-se em uma cadeia, em que sucede ao outro. Enquanto que o paradigma é uma constituição de um conjunto de elementos similares, que forma conjuntos relacionados ao significado. Sincronia X Diacronia- Sincronia refere-se a o estudo da linguagem a partir de um dado ponto do tempo. Diacronia considera-se as mudanças decorridas mediante sucessões históricas.
    O significante é “imagem acústica” não é o som material, coisa puramente física, mas a impressão psíquica desse som. Para a definição de Saussure, conceito é a mesma coisa que sentido/idéia, ou seja, é a representação mental de um objeto ou da realidade social em que nos situamos, representação essa condicionada pela formação sócio-cultural que nos cerca. Desse modo conceito é significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, boa contribuição a respeito do Curso de Linguística Geral.

      Excluir
  3. A linguística estuda a língua e a linguagem humana. Seu objeto de estudo são as línguas naturais. O linguista suíço Ferdinand de Suassure contribuiu muito para está ciência através de seus estudos sobre a língua e a fala. Para Suassure a língua é algo que foi imposta ao individuo, pois é coletiva e a fala é algo individual. A linguística defende que as palavras que possuem um sentido são identificadas como signos. Os signos são formadas pela união de dois conceitos desenvolvidos por Suassure: significado ( é o próprio conceito de signo, ou seja, a ideia que se tem de determinada palavra) e significante (é a forma gráfica e fonética do signo que forma a palavra que é atribuída para determinado significado). A linguística ainda pode ser dividida em sincronia ( o estudo da língua em um momento especifico) ou diacronia (estudo da língua através do tempo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: não as palavras, mas a língua é formada por signos. Rever a passagem: "a linguística ainda pode ser dividida em...". Formular melhor o que você compreende.

      Excluir
  4. Linguística é o estudo da linguagem de foma geral, independente de país, cidade, estado ou classe social. Ela tem como compromisso explicar ao indivíduo tanto de forma sincrônica como diacrônica a sua evolução. É a linguagem que constitui a identidade do indivíduo, e também compõe a herança cultural de um pais. Justamente por isso, ela não pode se perder no tempo, mas sim, se reconstituir e se renovar aderido a novas versões e funções na fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No contexto de Saussure, a linguística é o estudo da linguagem? a preocupação da linguística é com a linguagem? A resposta para essas questões podem ser encontradas no "Curso de Linguística Geral", deixei esse livro (para consulta) no edmodo

      Excluir
  5. Defino como uma ciência que possibilita estudar os fatos da linguagem. A linguística é um estudo científico humano que baseia-se em observações dos fatos e se contrapõe a qualquer escolha entre tais fatos em nome de certos conceitos estéticos ou morais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais fatos da linguagem? É um estudo científico, ok, mas o que dar esse caráter de científico aos estudos linguísticos? Quem criou o método dessa nova ciência? Quando foi criado o método, qual foi o objeto que deveria ser estudado? A linguagem? A língua?

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Para entendermos corretamente o que é Linguística, devemos ter uma noção do porquê ela foi criada. Então, como sabemos, Saussure foi quem deu o ponta-pé inicial para que a Linguística viesse a se tornar uma ciência, a ciência da linguagem. Ele criou a teoria estruturalista porque precisava delimitar o seu objeto de estudo (A língua).
    O principal objetivo dessa ciência é estudar a língua e a linguagem, em seu eixo sincrônico e diacrônico; como ela funciona, sua origem, suas mudanças etc. Hoje, leva-se em consideração os contextos sociais, trabalhando assim, o modelo funcionalista idealizado por Jakobson.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana. Como toda a ciência, ela baseia-se em observações conduzidas através de métodos, com fundamentação em uma teoria.Para a linguística, todas as palavras que possuem um sentido são consideradas signos linguísticos.

    Os signos linguísticos são formados pela união de dois conceitos desenvolvidos por Saussure: significado e significante.

    O significado é o próprio conceito do signo, ou seja, a ideia que se tem de determinada palavra.Já a significante é a forma gráfica e fonética do signo que forma a palavra que é atribuída para determinado significado.

    A linguística ainda pode ser dividida em sincrônica (o estudo da língua a partir de dado momento) ou diacrônia (estudo da língua ao longo da história).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos organizar: a linguística é uma ciência, e o objeto de estudo é a língua. A linguagem humana só se manifesta na língua. A língua é formada por signos. No mais a resposta está ok.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Pode-se definir a Linguística com a ciência que estuda a linguagem humana, que estuda a maneira de falar das pessoas; levando em consideração os aspectos sociais e culturais de um povo, visto que cada língua possui as suas variações. Contudo, a língua é estudada de forma coletiva, observando as variações mais populares, de cada uma, para analisar a sua evolução e entender o porquê dela.

    ResponderExcluir
  13. Linguística é um campo de conhecimento. O obejto de estudo da linguística são as línguas naturais, que surgem como meio de comunicação social. Como campo de conhecimento ela se dá quando o homem começa a refletir sobra a sua língua e a dos outros homens.
    Línguistica é uma ciência autônoma, que se autoexplica. A língua se explica pela língua, assim como nos diz Sausurre, pai da linguística.

    ResponderExcluir
  14. A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Diz-me que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em que o nome de certos princípios estéticos ou morais. " Científico" e opõe-se a " prescritivo"? No caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e não prescritivo do estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês estão dando sempre a mesma resposta: a linguística é o estudo científico da linguagem... embora essa resposta não esteja de todo errada, ela é bem simplista. Fico feliz por você ter definido como "estudo científico da linguagem humana", circunscrever ao humano é importante pois delimita. O termo linguagem é amplo. Todas as vezes que colocavam "estudo científico da linguagem" eu me perguntava: que linguagem? Natural? Não natural? Dos animais? Do homem?

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A línguistica é contruida à partir de uma divisão, ja que ela e conhecida como ciência da lingua. Enquanto o sistema de signos e conjuntos lógicos das linguas, idiomas históricos falados de outros povos. No estudo entegrado da linguitica e da semiologia subjacente, o suíço Ferdinand de saussure. É a principal referência nessa articulação, nesse papel. Como a filosofia, a sociologia e a psicologia entre signos e significados a organização dos conceitos.

      Excluir
    2. Oi bruno, você precisa estrutura mais esse texto, ele está meio confuso. A linguística pode ser definida como o estudo científico da linguagem humana. Ela surge como ciência a partir da publicação póstuma do livro Curso de Linguística Geral. Esse livro é atribuído à Saussure. Saussure foi um estudioso da linguagem humana, no final do século XIX e início do Século XX ele já fazia pesquisas em gramática comparada e linguística histórica. Ele estabelece nos curso de linguística Geral datados de 1910 até 1912 as bases para o estabelecimento de uma ciência. Saussure tinha a preocupação de estabelecer uma ciência que fosse autônoma, que não fosse dependente de outra ciência. Era comum na época de Saussure o estudo da linguagem humana está atrelado diretamente com outras ciências, Saussure faz essa separação ao eleger um objeto único, a langue, como objeto de análise.

      Excluir
  16. A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Diz-se que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais. ‘Científico’ opõe-se a ‘prescritivo’. No caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e não prescritivo do estudo: como  o objeto desta ciência constitui uma atividade humana, é grande a tentação de abandonar o domínio da observação imparcial para recomendar determinado comportamento, de deixar de notar o que realmente se diz para passar a recomendar o que deve dizer-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, boa parte do seu texto eu encontrei nesse site https://www.google.com.br/search?client=opera&q=A+linguística+é+o+estudo+científico+da+linguagem+humana.+Diz-se+que+um+estudo+é+científico+quando+se+baseia+na+observação+dos+fatos+e+se+abstém+de+propor+qualquer+escolha+entre+tais+fatos%2C+em+nome+de+certos+princípios+estéticos+ou+morais.+‘Científico’+opõe-se+a+‘prescritivo’.+No+caso+da+linguística%2C+importa+especialmente+insistir+no+caráter+científico+e+não+prescritivo+do+estudo%3A+como%C2%A0+o+objeto+desta+ciência+constitui+uma+atividade+humana%2C+é+grande+a+tentação+de+abandonar+o+domínio+da+observação+imparcial+para+recomendar+determinado+comportamento%2C+de+deixar+de+notar+o+que+realmente+se+diz+para+passar+a+recomendar+o+que+deve+dizer-se%0A%0A&sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8 a ideia da atividade é que você pense um pouco sobre o que vem a ser a linguística e elabore alguma resposta. Não precisa ser uma resposta muito sofisticada. Na hora de escrever nunca copie nada, tem outras técnicas para dizer o que o outro já disse.

      Excluir
  17. Linguística é o estudo que está focalizado em analizar a linguagem verbal humana. Ela baseia-se na observação coordenadas através de métodos, com fundamentação em uma teoria. O linguísta foca totalmente em analizar toda e qualquer manifestação linguística como um fato merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro científico adequado. Ele está mais focado nas variações linguísticas e suas causas socio-culturais, que para o linguísta, são muito mais relevantes do que a norma padrão da língua, ou seja, a forma correta de falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, boa parte desse texto é encontrada aqui https://www.portalsaofrancisco.com.br/profissoes/linguistica a atividade pede para que você responda a uma pergunta inicial: o que é linguística? A resposta não precisa ser muito sofisticada. O objetivo e´fazer com que você pense sobre o que vem a ser linguística. Nunca copie nada de site algum, tente fazer uma reformulação ou uma paráfrase do que leu.

      Excluir
  18. A linguística é a ciência responsável pelo estudo da língua e seus respectivos fenômenos, com foco na investigação dos processos de formação e evolução presentes na história de todo idioma, fazendo um estudo acerca da linguagem verbal humana, utilizando de mecanismos de aprofundamento necessários para a compreensão das manifestações da fala.
    Esta ciência foi fundada pelo lingüista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913), que em muito contribuiu para que a linguística alcançasse o status de ciência autônoma. Entre os períodos de 1907 e 1910, Saussure ministrou três cursos de linguística na universidade de Genebra, que em 1916 foram compilados com base nas anotações feitas pelos seus discípulos Charles Bally e Albert Sechehaye e publicados no livro que ficou conhecido como Curso de Linguística Geral.
    Os conhecimentos e teorias gravados neste livro serviram de base para a construção da linguística atual. A exemplo podemos citar as famosas dicotomias saussurianas divididas entre: língua x fala, sincronia x diacronia, sintagma x paradigma e significante x significado.
    A fim de observar e teorizar minuciosamente a respeito da língua, da fala e seus aspectos, o lingüista não deve ater-se somente ao próprio campo da linguística, já que língua e linguagem são temas extensos e sujeitos à pluralidade teórica. Para isso, o lingüista pode alicerçar-se em outras áreas relacionadas que em muito podem ajudar na análise dos fatos linguísticos, como a psicologia, sociologia, neurologia, etnografia, etc. Decorrente destes estudos integrados a outros campos do conhecimento, novas subáreas passam a existir, por exemplo a sociolinguística, psicolinguística e neurolinguística.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok a resposta ficou boa. Só tenho dúvidas em relação as datas mas isso (a data exata) também é coisa que não sabemos ao certo.

      Excluir
  19. A linguística é o estudo científico da linguagem e das línguas naturais e seus discursos, a mesma tem contribuído para grandes debates acadêmicos.
    É considerado linguísta o cientista que se dedica aos estudos da língua, esses profissionais dividem o estudo da linguagem em fonetica, fonologia, morfologia, sintaxe,semântica, lexicologia, terminologia,estética, pragmática e filologia.
    Os estudos da linguagem está enquadrado numa complexidade muito grande, porém não podemos esquecer de mencionar que Ferdinand de Saussure é considerado o pai da linguística moderna.

    ResponderExcluir
  20. A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Diz-se que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais. ‘Científico’ opõe-se a ‘prescritivo’. No caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e não prescritivo do estudo: como o objeto desta ciência constitui uma atividade humana, é grande a tentação de abandonar o domínio da observação imparcial para recomendar determinado comportamento, de deixar de notar o que realmente se diz para passar a recomendar o que deve dizer-se. No mais, estuda a linguagem, seja ela verbal ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, o texto que você apresenta está disponível aqui -> https://brainly.com.br/tarefa/23563733 note que quando pedi para responder a questão: o que é linguística? esperava com isso despertar uma reflexão sobre essa ciência. A resposta não precisaria necessariamente ser dada com certa sofisticação, mas que você uma reflexão. Nunca copie nenhum texto, tem técnicas para dizer o que o outro já disse, como por exemplo, a paráfrase a reformulação, o discurso citado etc.

      Excluir
  21. termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem. Para que possamos compreender o porquê de ela ser caracterizada como uma ciência, tomemos como exemplo o caso da gramática normativa, uma vez que ela não descreve a língua como realmente se evidencia, mas sim como deve ser materializada pelos falantes, constituída por um conjunto de sinais (as palavras) e por um conjunto de regras, de modo a realizar a combinação desses.

    Assim, a título de reforçarmos ainda mais a ideia abordada, consideremos as palavras de André Martinet, acerca do conceito de Linguística.

    ResponderExcluir
  22. termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem. Para que possamos compreender o porquê de ela ser caracterizada como uma ciência, tomemos como exemplo o caso da gramática normativa, uma vez que ela não descreve a língua como realmente se evidencia, mas sim como deve ser materializada pelos falantes, constituída por um conjunto de sinais (as palavras) e por um conjunto de regras, de modo a realizar a combinação desses.

    Assim, a título de reforçarmos ainda mais a ideia abordada, consideremos as palavras de André Martinet, acerca do conceito de Linguística.

    ResponderExcluir
  23. A Linguística, ela é a ciência que estuda toda linguagem verbal do ser humana e suas características, ela é responsável por estudar e analisar toda a evolução da língua, desde os seus primórdios. É através da linguística, que podemos saber hoje que a língua é dividida em "várias partes", e é através dela que o estudo da língua pode ser de fato aprofundado, buscando investigar cada detalhe de sua evolução, as perdas e os ganhos que a língua "sofreu" ao decorrer dos anos.

    ResponderExcluir
  24. A linguística é a ciência que estuda a linguagem humana (línguas que surgem como meio de comunicação), ela se baseia em observações conduzidas através de métodos, fundamentados em teoria. Saussure define que o objeto de estudo da linguística é a langue (língua), porém ele também a divide com a parole (fala), pois os dois estão interligados entre si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok. Faltou apenas falar um pouco mais de Saussure e do Curso de Linguística Geral

      Excluir
  25. A linguística é compreendida como a ciência que estuda a linguagem humana, assim como todos os fenômenos da língua, que envolvem os aspectos sociais, semânticos, morfológicos, sintáticos, fonético e psicológico. As manifestações linguísticas é um tema de interesse de todo linguista, pois é aí que ele irá mergulhar na análise, observação e investigação de toda evolução e desdobramento dos diferentes idiomas.

    ResponderExcluir
  26. A linguística estuda a linguagem verbal humana e, portanto, ela possui métodos de aprofundamento para compreender as manifestações da fala. A observação é uma das metodologias utilizada para analisar as variações linguísticas que acontecem, na maior parte, na linguagem oral em diferentes contextos. Como toda ciência ela também baseia-se em fundamentações teóricas.

    Texto de Guilherme Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gulherme, encontrei esse texto aqui https://www.todamateria.com.br/linguistica/ note que a ideia da atividade era fazer com que vocês refletissem sobre o que vem a ser a linguística. Não copie textos ou partes de textos de sites, se precisar "pegar a ideia" do texto faça uma paráfrase, uma citação direta ou mesmo uma reformulação.

      Excluir
  27. Discente: Sabrina Gomes.

    Linguística é a ciência que estuda a linguagem, ou seja, todas as formas de linguagem, seja textual, gestual, verbal, entre outras, são temas abordados por essa ciência. É considerado linguista todo aquele que estuda a língua, fala e linguagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok embora precisemos delimitar essa sua compreensão, ela é válida e responde em parte ao que foi pedido.

      Excluir
  28. Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana. Como toda a ciência, ela baseia-se em observações conduzidas através de métodos, com fundamentação em uma teoria.
    Portanto, a função de um linguista é estudar toda e qualquer manifestação linguística como um fato merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro científico adequado. O linguista é responsável por analisar e investigar toda a evolução e desdobramentos dos diferentes idiomas, bem como a estrutura das palavras, expressões idiomáticas e aspectos fonéticos de cada língua.
    Ela é dividida em: Fonética (sons da fala);
    Fonologia (fonemas);
    Morfologia (formação, classificação, estrutura e flexões das palavras);
    Sintaxe (relação das palavras com outras orações);
    Semântica (significação das palavras);
    Estilística (recursos para tornar a escrita mais elegante ou expressivo, constituído principalmente pelas Figuras de Linguagem e os Vícios de Linguagem).
    Lexicologia (conjunto de palavras de um idioma);
    Pragmática (fala usada na comunicação cotidiana);
    Filologia (língua estudada através de documentos e escritos antigos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei partes desse texto no site https://www.passeidireto.com/arquivo/21846659/o-conceito-de-linguistica/2 na hora de responder a alguma questão, como já disse aos outros estudantes, tente formular com suas palavras. Caso haja necessidade de trazer o discurso do outro para o seu, faça uma reformulação, uma paráfrase ou mesmo uma citação direta.

      Excluir
  29. A linguística é a ciência que estuda toda a linguagem verbal humana, de forma teórica, ela estuda todo o desenvolvimento da linguagem em seus respectivos aspectos, fonéticos, morfológicos, sintáticos e semânticos. E o principal objetivo desta ciência é estudar a língua e a linguagem em seu eixo sincrônico e diacrônico, ou seja, como ela funciona, a sua origem, as suas mudanças etc.

    ResponderExcluir
  30. A partir de Soussure é possível sim afirmar que a linguagem se tornou ciência, para ele a linguística tem relações bastastante estreitas com outras ciências, que tanto lhe tomam emprestado, como lhe fornecem dados. Portantanto a linguística é concebida como a ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok boa resposta. Atenção para grafia do nome do pai da linguística. Linguagem humana.

      Excluir
  31. Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana. Como toda a ciência, ela baseia-se em observações conduzidas através de métodos, com fundamentação em uma teoria. A mesma, estuda toda e qualquer manifestação linguística como um fato merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro científico adequado. André Martinet já nos trás dizendo no livro elementos de linguística geral que " [...] Diz-se que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais. ‘Científico’ opõe-se a ‘prescritivo’.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linguística é a ciência que se ocupa em estudar as características da linguagem humana. O linguista é responsável por analisar e investir toda a evolução e desdobramento dos diferentes idiomas , bem como a estrutura das palavras expressão idiomáticas e aspectos foneticos de cada língua.

      Excluir
    2. o texto está bom. Mas a primeira parte: "Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana. Como toda a ciência, ela baseia-se em observações conduzidas através de métodos, com fundamentação em uma teoria." está disponível aqui https://www.lendo.org/o-que-e-linguistica/ Coloque aspas, faça uma reformulação mas não faça cópia literal de textos.

      Excluir
  32. Exato, a linguística enquanto ciência surge a partir da publicação do Curso de Linguística geral. Antes disso o que tínhamos era apenas alguns estudos no campo da linguagem, tais estudos eram mais cientificistas (no sentido de não ter rigor científico) que científicos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário