Saussure e o estruturalismo - aula 03 perguntas

O  artigo que você leu está no livro "Manual de Linguística", ao final do artigo o autor faz algumas perguntas, dentre elas destaco:

1- A linguística estrutural reconhece o princípio saussuriano de que todo o mecanismo linguístico repousa sobre relações de dois tipos: sintagmáticas e paradigmáticas. Explique tal princípio.
2) A afirmativa de que "a linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si
mesma e por si mesma", que finaliza o texto do Curso de linguística geral, é fundamental para que
possamos compreender os postulados de Saussure. Faça alguns comentários a respeito dessa questão.
3) Aponte três características da linguística descritiva norte-americana (distribucionalismo) que fazem dela uma vertente do estruturalismo saussuriano.

Considerando a leitura do texto e seu conhecimento sobre o assunto, responda as questões acima. Essa atividade pode ser feita por até 4 pessoas, caso prefira, você pode fazer individualmente. Consulte o material disponibilizado: o podcast, a aula no Youtube e o material de consulta deixado no edmodo.



material: Artigo que está no Edmodo. Para acessar é necessário está logado no Edmodo
material: Vídeo aula no youtube
material: Acessar o podcast e ouvir os arquivos: 'Saussure' e também o arquivo 'História da linguística

Comentários

  1. Grupo: Flávia Lopes;
    Maria Fernanda;
    Maysa Paloma;
    Pollyanna Karla.

    1) A linguística estrutural reconhece o princípio saussuriano de que todo o mecanismo linguístico repousa sobre relações de dois tipos: sintagmáticas e paradigmáticas. Explique tal princípio.

    R: Entende-se que sintagma é a relação de contraste, ou seja, os elementos se combinam, é uma sequência de signos de eixos das relações entre os elementos de um objeto. Esse eixo vem ligado a um outro: o paradigmático, que é uma relação de oposição, ou seja, os elementos se substituem. O seu eixo seleciona algo de um repertório de signos no estruturalismo.

    2) A afirmativa de que "a linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si
    mesma e por si mesma", que finaliza o texto do Curso de linguística geral, é fundamental para que
    possamos compreender os postulados de Saussure. Faça alguns comentários a respeito dessa questão.

    R: Tendo em vista que a Linguística estuda e analisa unicamente como objeto, a língua, para Saussure, o estudo dessa língua segue um sistema de regras e organizações que são utilizadas por uma determinada comunidade exclusivamente para a comunicação e consequentemente, a compreensão. Contudo, é significativo dizer que, levando em consideração o caráter específico da função semiológica da língua, seu interesse particular é a linguagem verbal. Por isso, tal afirmação de Saussure refere-se em estudo e análise ao fato de que todas as línguas possuem suas leis gerais, às quais se possam referir a todos os fenômenos peculiares das histórias, logo pode delimitar-se e definir-se a si própria. A afirmativa acima citada faz parte da abordagem estruturalista de Saussure que entende que língua é forma, ou seja, estrutura, e não substância (matéria). Dessa forma, sob essa perspectiva de que "a língua considerada em si e por si mesma" não analisa sua relação com fatores externos, como cultura, sociedade ou geografia.

    3) Aponte três características da linguística norte-americana(distribucionalismo) que fazem dela uma vertente do estruturalismo saussuriano.

    1 - A Constituição de um Corpus, ou seja, um conjunto de diferentes enunciados;
    2 - A elaboração de um inventário, a partir desse Corpus, que permite determinar as unidades de cada nível;
    3 - A verificação das leis de combinação das diferentes classes.

    ResponderExcluir
  2. UNIVISA; centro universitário da vitória de Santo Antão .
    Integrantes; Carla dos Santos Santana, Danuza de Melo Silva, Daniel Dário de Souza, Sabrina Gomes Alves Pedroza.

    1. A linguística estrutural reconhece o princípio saussuriano de que todo o mecanismo linguístico repousa sobre relações de dois tipos: sintagmática e paradigmática. Explique tal princípio.

    As relações sintagmáticas decorrem do caráter linear da linguagem e se relacionam às diversas possibilidades de combinação entre essas unidades.
    Devemos entender como sintagmáticas as relações entre dois ou mais termos que estão presentes (antecedentes ou subsequentes) em um mesmo contexto sintático.
    Essa análise pode se dar no nível fonológico, no nível morfológico e no nível sintático. No nível morfológico, por exemplo, os morfemas se unem para formar a palavra.
    Além das relações sintagmáticas que dizem respeito à distribuição linear das unidades na estrutura, as línguas apresentam relações paradigmáticas.
    As relações paradigmáticas manifestam-se como relações associativas que dizem respeito à associação mental que se dá entre a unidade linguística que ocupa um determinado contexto (uma determinada posição na frase) e todas as outras unidades ausentes que, por pertencerem à mesma classe daquela que está presente, poderiam substituí-las nesse mesmo contexto.
    Adotando uma perspectiva estruturalista, podemos afirmar, então, que o que permite o funcionamento da língua é o sistema de valores constituído pelas associações, combinações e exclusões verificadas entre as unidades linguísticas.

    2. A afirmativa de que “a linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma e por si mesma”, que finaliza o texto do Curso de linguística geral, é fundamental para que possamos compreender os postulados de Saussure. Faça alguns comentários a respeito dessa questão.

    Uma vez afirmada como ciência, delimitando objeto e metodologia próprios, a linguística reivindica sua autonomia em relação às outras áreas do conhecimento. No passado, o estudo da linguagem se subordinava, por exemplo, às investigações da Filosofia através da Lógica.

    Sobretudo a partir do início do século XX, com a publicação do Curso de linguística geral (marco inicial da chamada linguística moderna), instaura-se uma nova postura, e os estudiosos da linguagem adquirem consciência da tarefa que lhes cabe: utilizando-se de uma metodologia adequada, estudar, analisar, e descrever as línguas a partir dos elementos formais que lhe são próprios. Essa abordagem estruturalista de Saussure entende que a língua é forma (estrutura), e não substância (a matéria a partir da qual ela se manifestou).

    Essa concepção de linguagem tem como consequência o princípio de que a língua deve ser estudada em si mesma e por si mesma. Nessa perspectiva, ficam excluídas as relações entre língua e sociedade, língua e cultura, língua e distribuição geográfica ou qualquer outra relação que não seja absolutamente relacionada com a organização interna dos elementos que constituem o sistema linguístico.

    3. Aponte três características da linguística descritiva norte-americana (distribucionalismo) que fazem dela uma vertente do estruturalismo saussuriano.

    • A estruturação que é evidenciada a partir de três níveis, o fonológico, o morfológico e o sintático, que constituem uma hierarquia.

    • Cada nível é constituído por unidades do nível imediatamente inferior as construções são sequências de palavras, as palavras, sequência de morfemas, os morfemas, sequências de fonemas.

    • Cada unidade é definida em função de sua posição estrutural. De acordo com os elementos que a precedem e que a seguem na construção.

    ResponderExcluir
  3. Docentes: Guilherme Henrique Melo dos Santos
    Maria Alline Costa Oliveira
    Maria do Carmo da Siva Couto
    Priscila Urânia Da Silva

    1. As relações sintagmas dizem respeito a distribuição linear das unidades na sua estrutura. Devemos entender como sintagmas as relações entre dois ou mais termos que estão presentes (antecedentes ou subsequentes) em um mesmo contexto sintático. Essa análise pode se dar no nível fonológico, morfológico e sintático. No nível morfológico, por exemplo, os morfemas se unem para formar palavras.
    Para as relações paradigmáticas, as línguas apresentam relações associativas que dizem respeito à associação mental que se dá entre a unidade linguística que ocupa um determinado contexto ( uma determinada posição na frase) e todas as outras unidades ausentes que, por pertencerem a mesma classe daquela que está presente, poderiam substituí-las nesse mesmo contexto.
    Adotando uma perspectiva estruturalista, podemos afirmar, então, que o que permite o funcionamento da língua é o sistema de valores constituído pelas associações, combinações e exclusões verificadas entre as unidades linguísticas.

    2º) Para Suassure a linguística é uma ciência que tem como objeto de estudo a língua e tem sua própria metodologia. À partir do século XX , através da publicação do curso de linguística geral, que foi escrita por dois alunos de Saussure, com a ajuda de um terceiro aluno, é apresentado com uma nova postura. Os linguistas estudam, analisam e descrevem as línguas à partir da estrutura formal de cada língua. Segundo Saussure a língua é a estrutura e não substância. Dessa forma a língua deve ser estudada em si e por si mesma.

    3º)Dentre alguns elementos convergentes com o estruturalismo, podemos apontar os seguintes pressupostos:

    1-A estruturação é evidenciada a partir de três níveis, o fonológico, o morfológico e o sintático, que constituem uma hierarquia.

    2-Cada nível é constituído por unidades do nível imediatamente inferior: as construções são sequências de palavras; as palavras, sequência de morfemas; os morfemas, sequências de fonemas.

    3-Cada unidade é definida em função de sua posição estrutural – de acordo com os elementos que a precedem e que a seguem na construção.

    ResponderExcluir
  4. Docente: Manoel Francisco de Paula Neto

    1. A linguística estrutural reconhece o princípio saussuriano de que todo o mecanismo linguístico repousa sobre relações de dois tipos: sintagmáticas e paradigmáticas. Explique tal princípio.

    R: O sintagmático faz referência a combinação, isto é, uma ordem lógica. Quando falamos temos diversas palavras para utilizarmos. Já no eixo paradigmático, refere-se as relações associativas ou relações de escolha, os signos utilizados na fala são sinônimos, onde cada indivíduo faz sua seleção e cria seus sintagmas.

    2. A afirmativa de que "a linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si
    mesma e por si mesma", que finaliza o texto do Curso de linguística geral, é fundamental para que
    possamos compreender os postulados de Saussure. Faça alguns comentários a respeito dessa questão.

    R: Para Saussure a linguística se preocupa exclusivamente com o estudo da língua por ela ser um sistema de regras e organizações utilizadas por uma determinada comunidade para a comunicação e compreensão entre si.

    3. Aponte três características da linguística descritiva norte-americana (distribucionalismo) que fazem dela uma vertente do estruturalismo saussuriano.

    R:O destribucionalismo é uma teoria criada por Leonar Bloomfield, que é uma vertente do estruturalismo Saussuriano porque percebe-se que nela apresentam leis de combinação, um Corpus, inventário e combinações de classes, que refletem diretamente ao estruturalismo.

    ResponderExcluir
  5. - Vandecia Maria do Espirito Santo Paiva
    - Rayssa Alane Belarmino Santos


    1- As relações sintagmáticas são de caráter claro da linguagem e se relacionam de diversas maneiras de combinação das unidades. Sintagmáticas entende-se por dois ou mais termos vigentes que antecedem e decorrem no mesmo cenário. Além das relações sintagmáticas que dizem respeito à distribuição linear das unidades na estrutura, as línguas apresentam relações paradigmáticas.
    As relações paradigmáticas manifestam-se como relações, pois para ela as línguas apresentam relações associativas que dizem respeito à associação mental que se dá entre a unidade linguística que ocupa um determinado contexto (uma determinada posição na frase) e todas as outras unidades ausentes que, por pertencerem à mesma classe daquela que está presente, poderiam substituí-las nesse mesmo contexto. Adotando uma perspectiva estruturalista, que o que permite o funcionamento da língua é o sistema de valores constituído pelas associações, combinações e exclusões verificadas entre as unidades linguísticas.


    2- No início do século XX, com a publicação do Curso de linguística geral (marco inicial da chamada linguística moderna), instaura-se uma nova postura, e os estudiosos da linguagem adquirem consciência da tarefa que lhes cabe: utilizando-se de uma metodologia adequada, estudar, analisar, e descrever as línguas a partir dos elementos formais que lhe são próprios. Essa abordagem estruturalista de Saussure entende que a língua é forma (estrutura), e não substância (a matéria a partir da qual ela se manifestou).

    Essa concepção de linguagem tem como consequência o princípio de que a língua deve ser estudada em si mesma e por si mesma. Saussure faz uma analogia ao xadrez, quando compara que “o valor de cada peça não é determinado por sua materialidade, ele não existe em si mesmo, mas é instituído no interior do jogo”. Ou seja, há uma comunicação devido ao conhecimento da gramatica de uma língua, a forma de organização e distribuição e não como a gramatica normativa. Como no jogo, cada peça se relaciona entre si, tem sua especificidade, mas também se relaciona com os demais, portanto há uma interação, assim somos nós em contexto linguístico.

    3- A estruturação é evidenciada a partir de três níveis – o fonológico, o morfológico e o sintático – que constituem uma hierarquia; Cada nível é constituído por unidades do nível imediatamente inferior: as construções são sequências de palavras; as palavras, sequência de morfemas; os morfemas, sequências de fonemas; Cada unidade é definida em função de sua posição estrutural – de acordo com os elementos que a precedem e que a seguem na construção. As partes de uma língua apresentam certas posições particulares relacionadas umas às outras. Trata-se, portanto, de um método puramente descritivo e que corrobora o entendimento de que todas as frases de uma língua são formadas pela combinação de construções – os seus constituintes -, e não de uma simples sequência de elementos discretos.

    ResponderExcluir
  6. Joyce Silva de Lira

    1- O estruturalismo de Saussure considera a língua um conjunto estruturado de elementos linguísticos, tais elementos são interdependentes e possuem ordenação e dinamismo próprios. Saussure vê a língua como um sistema de signos, ou seja, a língua é constituída por signos (que se dividem em duas fases: concepção e representação sonora / significado e significante). O signo (associação/paradigma e cadeia) une duas imagens mentais. O sintagma e o paradigma fazem parte do signo linguístico. Sintagma é a relação entre dois ou mais termos que estão presentes em um mesmo contexto sintático (fonologia, morfologia, sintática) e o paradigma é a associação entre um termo que está presente em um determinado contexto sintático com outros que estão ausentes desse contexto, mas que são importantes para a sua caracterização em termos opositivos, ou seja, é a relação que fazemos quando vemos/ouvimos uma palavra (que algumas vezes –ou todas, vem da semelhança de significados ou sonora) como exemplifica o autor usando a palavra “livreiro”, quando ouvimos fazemos relação direta com livro, livraria, entre outas.

    2- A definição do objeto é essencial para que se desenvolva qualquer ciência. Nas ciências naturais o objeto é facilmente percebido pelos sentidos. Para estudar os fatos de linguagem, porém, não bastam os sentidos para que se determine o objeto. Diante Saussure determina o objeto língua dos demais fatos de linguagem, dando início aos estudos linguísticos. Para Saussure, a linguística é uma ciência autônoma, ou seja, ela se explica por si só. Saussure determina a língua como objeto de estudo da linguística. A língua se explica pela própria língua. A língua é um sistema de valores. Saussure apresenta sua teoria tendo como foco a língua como um fato social, produto da coletividade, que estabelece os valores desse sistema através da convenção social, sobre a qual o indivíduo não tem nenhum poder. Para perceber que a língua é um sistema de valores, Saussure parte da análise de dois de seus aspectos básicos: as ideias e os sons.

    3- A corrente norte-americana se baseia no behaviorismo, ela parte da ideia de mecanismo e diz que a língua não se organiza arbitrariamente. O objetivo era fazer um estudo sincrônico da língua elaborando conceitos aplicáveis a essa descrição. Bloomfield acreditava, assim como Saussure, que cada língua tem uma estrutura específica e que se divide em 1- fonologia, 2- morfologia e 3- sintática e se constrói sendo palavras -> morfemas -> fonemas. A descrição da língua é feita por unidades mais simples e vai até as mais complexas. Cada unidade é definida por sua função estrutural.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Julyanne Lima

    1 -O eixo sintagmático e paradigmático, dizem respeito a classificação da linguística sincrônica. Onde, a sincrônica é associada a uma ordem combinatória, que tem como objetivo dar o sentido as palavras, colocando elas nas sequências corretas. Já a paradigmática, diz respeito a uma relação associativas, onde os indivíduos irão escolher os pronomes ao quais irão utilizar na frase.

    2 - Pois, para Suassure, a língua é um dos únicos meios de comunicação humana, e sempre será utilizadas e sempre terá importância. Tendo isso em vista, a preocupação principal da linguística será o estudo objetivo da língua.

    3 -
    A Constituição de um Corpus, ou seja, um conjunto de diferentes enunciados;
    A elaboração de um inventário, a partir desse Corpus, que permite determinar as unidades de cada nível;
    A verificação das leis de combinação das diferentes classes;

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. - Fillipe Queiroz Ferreira
    - Gian Victor Silva Santos

    1 - A linguística estrutural reconhece o princípio saussuriano de que todo o mecanismo linguístico repousa sobre relações de dois tipos: sintagmática e paradigmática. Explique tal princípio.
    Se entende por sintagmática as relações entre dois ou mais termos que estão no mesmo enredo, tendo relação imediata com a combinação, isto é, a uma sequência, uma ordem. Quando falamos percebemos que temos diversas, inúmeras possibilidades de palavras ao utilizar, tal relação é chamada de eixo sintagmático. É como se o nosso cérebro fosse um guarda-roupa e todas as peças desse vestuário a uma ordem para que a gente se arrume. Os homens por exemplo, é comum vestir uma bermuda após a cueca. Já as mulheres não devem vestir a blusa primeiro, e depois o sutiã. A língua funciona da mesma forma, a uma ordem que deve ser seguida, devido a essa característica em termos de organização linear Saussure afirma que eixo o sintagmático, se baseia no caráter linear do signo linguístico. Que exclui a possibilidade pronunciar dois elementos ao mesmo tempo. Como por exemplo: “Ontem fez frio”, de fato a maneira está correta, não podemos pronunciar tem antes de ontem, é formado na mente de cada ser humano uma combinação certa, da mesma maneira que não podemos dizer fez ontem frio. E dando continuidade a resposta, o eixo pragmático, Sassure afirma que são as relações associativas, podendo ser considerado o fator das escolhas, bom, dentre as diversas roupas do guarda-roupa, podemos fazer nossas escolhas assim como na língua, posso usar ao invés de ele é inteligente, ele é sábio. Falando de maneira linguística, os signos utilizados são sinônimos. Podendo escolher entre um e outro, e tais escolhas se referem ao eixo paradigmático. Resumindo, o paradigma são todos os signos que o indivíduo conhece e ficam armazenados para que ele faça a seleção e organize os sintagmas.
    Dentro de uma cadeia de palavras, eu tenho várias alternativas e essas alternativas são escolhas no eixo paradigmático, que depois dessas escolhas terei que combiná-las, e essa combinação de palavras é o eixo sintagmático.

    2 - A afirmativa de que “ a linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma e por si mesma”, que finaliza o texto do Curso de linguística geral, é fundamental para que possamos compreender os postulados de Saussure. Faça alguns comentários a respeito dessa questão.

    Bom, a linguística quando deixou de ser dependente de outras ciências e começou a pensar por si só, ela passou a ter seus próprios objetos e sua metodologia. Com isso, um fato importante aconteceu, Saussure passou a implementar sua teoria dos signos, dando o primeiro passo para os estudos linguísticos obtendo assim sua independência entre os outros campos de conhecimento. Porque no passado dependia muito de algumas outras ciências, tais como a Filosofia. Com a publicação do Curso de Linguística Geral, que por sinal foi o ponta pé inicial da então intitulada Linguística Geral, foi criada uma nova postura por assim dizer, e os conhecedores da linguagem tiveram a capacidade da ação que lhes era importante. Foi a partir daí que os estudiosos da área passaram a usar metodologia mais adequada, procurar se informar mais sobre o assunto, a examinar e retratar as línguas dos elementos. E segundo Saussure essa abordagem se compreende como providencial, de forma estrutural e não como uma matéria como se era acostumado a entender. Isso tudo para todos entendessem que a língua deve ser analisada em si, e por si mesma. Com essa razão se exclui a relação da língua com os demais aspectos: sociedade, e etc. Com isso se estingue qualquer outro tipo de relação que tenha com os elementos que de maneira interna façam parte de uma organização de algum sistema linguístico.

    ResponderExcluir
  12. - Fillipe Queiroz Ferreira
    - Gian Victor Silva Santos

    Continuação:

    3 - Aponte três características da linguística descritiva norte-americana (distribucionalismo) que fazem dela uma vertente do estruturalismo saussuriano.

    Tanto Bloomfield, quando Saussure compartilhavam da mesma ideia, a formulação de uma teoria que elaborasse um tipo de sistema aplicando uma descrição à sincrônica de toda e qualquer língua. Sabendo, claro, que a língua é considerada como um sistema de elementos interligados e estruturados, daí então surge a ideia de que era preciso existir algo. E surge então três níveis, tais que passaram a se chamar fonologia, morfologia e a sintática. Entretanto, é importante lembrar que a preocupação do estruturalismo norte-americano era sobre a maneira de como o indivíduo entenderia a linguagem. A teoria que Bloomfield se apoiou para explicar a aquisição foi do estudo do comportamento a (psicologia Behaviorista). E no caso do conhecimento, o mesmo é organizado e não é possível apenas com a mediação interna, mas com estímulos externos. Sendo assim, a maneira mais eficiente de aprender, segundo o linguista, era por repetição.
    - Estruturação: fonológico, morfológico e sintático.
    - Unidades de nível: as construções são sequências de palavras; as palavras, sequência de morfemas; os morfemas, sequências de fonemas.
    - Definição de unidade: Elementos que a procedem e que a seguem em construção.

    ResponderExcluir
  13. Alunos: Aline Gabriela da Silva, Jefferson da Silva Estevam de Barros, José Carlos dos Santos, Nádia Maria da Silva Monteiro

    1) Segundo Saussure, existem dois eixos, o sintagmático que é o eixo das combinações e o paradigmático que é o eixo das escolhas. Saussure afirma que temos várias palavras para formar frases, e devemos organizar essas palavras de forma linear, ou seja, de forma combinatória, a língua é formada de elementos que sucedem um após o outro, isso exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo. Na mente de cada ser humano é formada uma combinação, ex.: ontem fez frio. E existem varias combinações, tais como, fez frio ontem, ou frio fez ontem, por isso devemos organizar de forma linear, combinatória.
    Já o eixo paradigmático são as relações associativas, o eixo das escolhas, ou seja, linguisticamente falando, os signos usados são sinônimos, ex.: ela é bela, ou ela é linda, ou ela é bonita. O indivíduo pode escolher entre algumas opções.
    De forma resumida os paradigmas são todos os signos que o indivíduo conhece e ficam armazenados pra que ele faça a seleção e organize os sintagmas.

    2) De acordo com o pensamento Saussuriana a linguística se preocupa apenas com o estudo da língua, visto que ela é um sistema de regras e organizações utilizadas por uma determinada comunidade com a finalidade de se comunicar e ser compreendido. Para Saussure, a linguística seria um ramo da semiologia, apresentando um caráter mais específico em função de seu particular interesse pela linguagem verbal.

    3) O estruturalismo norte-americano é apresentado de forma independente no momento em que os pensamentos Saussurianos começam a se expandir pela Europa. As ideias que representa o estruturalismo norte-americano é de Leonard Bloomfield, elas são desenvolvidas e sistematizadas sob o rótulo de distribucionalismo. Ao analisar as duas vertentes pode-se encontrar pontos em comum nas duas propostas, permitindo que a teoria distribucionalista seja considerada uma vertente do estruturalismo. Há varias características em comum que permite que a teoria distribucionalista seja considerada uma vertente do estruturalismo saussuriano, três delas são:
    1- A estruturação é evidenciada a partir de três níveis – o fonológico, o morfológico e o sintático – que constituem uma hierarquia, com o fonológico na base e o sintático;
    2- Cada nível é constituído por unidades do nível imediatamente inferior: as construções são sequências de palavras; as palavras, sequência de morfemas; os morfemas, sequencias de fonemas;
    3- Cada unidade é definida em função de sua posição estrutural – de acordo com os elementos que a precedem e que a seguem na construção.

    Por fim, de acordo com a teoria distribucionalista, para a língua ser estudada é necessário à construção de um corpus, a elaboração de um inventário, verificação das leis de combinação de elementos diferentes e a exclusão de qualquer indagação sobre o significado dos enunciados que compõem o corpus.

    ResponderExcluir
  14. MARIA EDUARDA DE LIRA SILVA
    1° R=
    As relações sintagmáticas decorrem do caráter linear da linguagem e se relacionam às diversas possibilidades de combinação entre essas unidades, Já o paradigma é a percepção geral e comum de se ver determinada coisa. Ou seja, Saussure define como paradigma o conjunto de elementos similares que se associam na memória e que assim formam conjuntos. A ligação desses elementos forma o sintagma.

    2°R=
    Pois foi através do momento em que a linguística foi afirmada como ciência que ela passou a não ser mais subordinada, e ter sua autonomia. A linguística ganhou “mais força” com a publicação do curso de lingüística, onde os estudos ficam mais “aprofundados”, e a partir dai , eles começaram a analisar, estudar e descrever as línguas( ou seja, um marco de grande importância). Essa abordagem estruturalista, entende que a língua é forma, e não substância, essa concepção estuda a língua por si mesma .
    3° R=
    A estruturação é formada a partir de três níveis – o fonológico, o morfológico e o sintático – que constituem uma hierarquia.
    Cada unidade é definida em função de sua posição estrutural – de acordo com os elementos que a precedem e que a seguem na construção. Ela tem como função de mostrar que cada parte da nossa linguagem está meio conectada, ele vem sendo construído a partir de algo, e não uma simples sequência de elementos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário